Geleia de Tomate de Uva Esfumada

Geleia de Tomate de Uva Esfumada

Geleia de tomate de uva esfumada. Esta geleia saborosa pode muito bem se tornar seu novo condimento favorito. É ótimo como molho para vegetais ou como um glorioso complemento para um bolo de carne ou um sanduíche de queijo grelhado. E não há melhor lanche para o jantar do que um pedaço de queijo de cabra, alguns biscoitos simples e um pote desta geleia. Apenas certifique-se de que seu colorau defumado seja relativamente fresco – deve ser perfumado e profundo, vermelho intenso. Se estiver desbotado e empoeirado, compre uma nova lata antes de tentar esta receita.

Ingredientes (Geleia de Tomate de Uva Esfumada)

  • 680g de tomates uva, divididos em quatro lados (cerca de 4-1/2 xícaras)
  • 1-1/4 xícaras de açúcar
  • 1/4 xícara de suco de limão engarrafado
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 2 colheres de chá de páprica defumada
  • 1-1/2 colher de chá de sal marinho fino
  • 1/4 colher de chá de pimenta de caiena

Preparação

Prepare um banho maria de potes de conservas e três potes de meio litro.

Coloque os tomates em uma frigideira grande não reativa. Junte o açúcar, o suco de limão e o vinagre. Deixe descansar, mas mexendo uma ou duas vezes, até que o açúcar comece a se dissolver, por cerca de 5 a 10 minutos.

Leve a mistura para ferver em fogo alto. Reduza o fogo para médio alto e cozinhe, mas mexendo sempre, até que os tomates estejam macios e o líquido esteja significativamente reduzido, engrossado e com aspecto de xarope, por cerca de 10 a 15 minutos. Junte o colorau, o sal e a pimenta caiena. Continue cozinhando até a geleia engrossar, por mais 2 a 3 minutos; Isso é feito quando você pode puxar uma espátula através da geleia e o espaço que você limpa permanece aberto por 2 ou 3 segundos. A mistura continuará a engrossar à medida que esfria, então certifique-se de parar um pouco antes da espessura desejada.

Logo depois, use um funil para despejar a geleia nos potes preparados, deixando espaço livre de 1 centímetro. Limpe as bordas, aplique as tampas e anéis e processe em uma enlatadora de banho maria fervente por 15 minutos.

Em conclusão, remova os potes e os coloque sobre um pano de prato dobrado para esfriar. Quando os frascos esfriarem o suficiente para que você possa manusear confortavelmente, verifique os lacres. Os frascos lacrados podem ser armazenados em temperatura ambiente por até um ano. Todos os frascos não lacrados devem ser refrigerados e usados ​​imediatamente.