Torradas de ricota e ervilha com coentro triturado, e moído adiciona notas florais e tostadas à combinação clássica de queijo cremoso e ervilhas rebentando na boca. Desfrute das ervilhas e da ricota em fatias maiores de pão como um jantar leve, ou faça crostini com uma baguete fatiada para servir como aperitivo.
Ingredientes (Torradas de Ricota e Ervilha com Coentro Triturado)
- 2 colheres de chá de sementes de coentro inteiras
- Sal
- 2 xícaras de ervilhas frescas com casca (cerca de 900g em vagens) ou ervilhas congeladas (sem necessidade de descongelar)
- 1 colher de sopa de azeite extra-virgem; mais para garoa
- Pimenta de Aleppo ou flocos de pimenta vermelha triturada
- 1 xícara de ricota fresca
- 1-1/2 colher de chá de raspas de limão finamente raladas
- 32 fatias de baguete ou 8 fatias grandes (1 a 2 cm de espessura) pão rústico crocante, torrado
- 1 xícara de folhas de hortelã fresca embaladas, em fatias finas
- Sal marinho em flocos
Preparação
Em uma frigideira pequena, toste o coentro em fogo médio, mas sacudindo a frigideira de vez em quando, até cheirar bem, por cerca de 4 minutos. Transfira para uma placa de corte; deixe esfriar e depois amasse com o fundo de uma frigideira pesada ou com um almofariz e pilão; deixe de lado.
Continua depois da publicidade
Em seguida, em uma panela média, leve água bem salgada para ferver, acrescente as ervilhas e cozinhe até ficarem macias, por 3 a 5 minutos. Logo depois, escorra e transfira para uma tigela média. Além disso, adicione o óleo e 1/4 colher de chá de cada sal e Aleppo (se estiver usando flocos de pimenta, comece com uma pitada e ajuste a gosto). No entanto, usando os dentes de um garfo, esmague cerca de um terço das ervilhas contra a lateral da tigela e misture novamente com as ervilhas inteiras.
Em conclusão, numa tigela pequena, misture a ricota, as raspas e meia colher de chá de sal. Espalhe nas torradas. Cubra com as ervilhas. Polvilhe com a hortelã, o coentro e o sal marinho a gosto e sirva.