Gratinado de Batata e Cebola Caramelizada

Gratinado de Batata e Cebola Caramelizada

Gratinado de Batata e Cebola Caramelizada. Cebolas caramelizadas adicionam um toque de doçura a um clássico gratinado de batata. Embora o Comté, um queijo francês complexo feito nas montanhas do Jura, valha a pena procurar, o Gruyère da vizinha Suíça é um bom substituto.

Ingredientes (Gratinado de Batata e Cebola Caramelizada)

  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 450g de cebola amarela, em fatias finas (cerca de 3-1/2 xícaras)
  • Sal e pimenta preta moída na hora
  • 900g de batatas Yukon Gold (cerca de 5 grandes)
  • 1-1/2 colher de chá de tomilho fresco picado
  • 115g de queijo Comté ralado (cerca de 1-1/2 xícaras)
  • 2 xícaras de leite integral
  • Pique a noz-moscada ralada na hora

Preparação

Primeiramente, posicione um rack no centro do forno e aqueça o forno a 175° C.

Aqueça 1 colher de sopa da manteiga e do azeite em uma frigideira de 25 centímetros em fogo médio. Adicione as cebolas e cozinhe sem mexer até começar a dourar, mas por cerca de 5 a 7 minutos. Polvilhe com 1/4 colher de chá de sal e 1/4 colher de chá de pimenta. Reduza o fogo e continue a cozinhar, mas mexendo e raspando o fundo da panela com frequência com uma colher de pau e espalhando as cebolas uniformemente sobre o fundo da frigideira, até dourar, por cerca de 30 a 40 minutos. Adicione 1 colher de sopa de água de cada vez se as cebolas começarem a grudar na frigideira. Reserve para esfriar.

Descascar as batatas. Em seguida, usando uma mandolina ou faca afiada, corte as batatas em rodelas finas. Espalhe cerca de um terço das batatas no fundo de uma assadeira de 3 litros. Polvilhe com sal, pimenta e metade do tomilho. Logo depois, espalhe metade das cebolas caramelizadas uniformemente sobre as batatas e cubra com um terço do queijo. Faça uma segunda camada com metade das batatas restantes. Polvilhe com sal e pimenta e cubra com o restante tomilho e cebola. Cubra com um terço do queijo. Cubra com uma terceira e última camada de batatas.

Em uma panela de 2 litros, leve o leite para ferver. Misture a noz-moscada e, em seguida, despeje o leite quente uniformemente sobre as batatas. Cubra com o queijo restante. Corte a restante 1 colher de sopa de manteiga em pedaços pequenos e espalhe por cima.

Em conclusão

Asse até que as batatas estejam macias quando perfuradas com uma faca e a parte superior esteja dourada, de 1 hora a 1-1/4 horas. Cubra frouxamente com papel alumínio se o topo começar a escurecer muito rapidamente. Deixe o gratinado esfriar por 10 a 15 minutos antes de servir.