Torta de Ricota e Queijo de Cabra com Figos

Torta de Ricota e Queijo de Cabra com Figos

Torta de ricota e queijo de cabra com figos. Os sabores desta torta perdem apenas para sua bela apresentação. Você pode substituir as sementes de girassol por sementes de abóbora, se quiser.

Ingredientes (Torta de Ricota e Queijo de Cabra com Figos)

  • 1/4 xícara de vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de açúcar granulado
  • 140g de queijo ricota, em temperatura ambiente
  • 140g de queijo de cabra fresco, à temperatura ambiente
  • 12 folhas de massa filo (33 × 46 cm), descongeladas se congeladas
  • 85g (6 colheres de sopa) de manteiga sem sal, derretida; mais conforme necessário
  • 10 figos frescos médios (cerca de 200g), cortados em fatias de 1/2 cm de espessura
  • 1/4 xícara de sementes de abóbora torradas e sem sal

Preparação

Primeiramente, posicione um rack no centro do forno e aqueça a 200° C. Forre uma assadeira grande de aro com pergaminho.

Misture o vinagre balsâmico e o açúcar em uma panela pequena. Leve para ferver em fogo médio-alto, mas mexendo ocasionalmente até que a mistura fique xaroposa, por cerca de 5 minutos.

Em uma tigela média, bata a ricota e o queijo de cabra usando uma batedeira em velocidade média até ficar homogêneo, mas por cerca de 3 minutos.

Estenda uma toalha de cozinha úmida e cubra com uma folha de filme plástico. Em seguida, desenrole a massa em cima do plástico e cubra imediatamente com uma segunda folha de filme plástico e outra toalha de cozinha úmida.

Coloque 2 folhas de massa filo na assadeira preparada. Pincele levemente a folha superior com manteiga derretida. Cubra com mais 2 folhas de massa filo e pincele com mais manteiga. Da mesma forma, repita com as folhas restantes, adicionando 2 folhas de cada vez e pincelando levemente a folha superior com manteiga derretida a cada vez, exceto a última. Pincele apenas uma borda de 2,5 a 5 centímetros ao redor da borda da folha superior com manteiga. 

Logo depois, deixando uma borda de 1,2 centímetros, espalhe a mistura de queijo na massa. Espalhe os figos e as sementes de abóbora sobre o queijo.

Asse até que o filo esteja dourado, por cerca de 15 minutos. Deixe esfriar por alguns minutos e, em seguida, deslize a torta em uma tábua de corte. Aqueça a calda balsâmica e regue por cima. Corte em quadrados pequenos e sirva quente, ou deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente.