Batata-doce Assada com Maple-cheddar

Batata-doce Assada com Maple-cheddar

Batata-doce Assada com Maple-cheddar. As nozes cristalizadas de bordo realçam a doçura das batatas, enquanto o cheddar afiado mantém o equilíbrio.

Ingredientes (Batata-doce Assada com Maple-cheddar)

  • 3 batatas doces (cerca de 340g cada)
  • 1/4 xícara mais 3 colheres de sopa de xarope de bordo puro
  • 1/4 colher de chá mais 1/8 colher de chá de canela em pó
  • Sal
  • 1 xícara de metades de nozes
  • 115g de queijo cheddar extra-afiado, ralado (cerca de 1 xícara)
  • Pimenta preta moída na hora

Preparação

Posicione um rack no centro do forno e aqueça o forno a 220° C. Forre uma assadeira com aro com papel alumínio. Pique as batatas-doces com um garfo, transfira para a assadeira e leve ao forno até ficar macio, por cerca de 1 hora, mas virando na metade do tempo. Deixe esfriar um pouco.

Enquanto isso, misture 3 colheres de sopa do xarope de bordo, 1/8 colher de chá da canela, e 1/8 colher de chá de sal em uma frigideira pequena. Adicione as nozes e mexa para cobrir. Cozinhe em fogo baixo, mas mexendo sempre, até que as nozes comecem a escurecer, por cerca de 2 minutos. Espalhe em um prato para esfriar e pique grosseiramente.

Em seguida, corte as batatas-doces ao meio no sentido do comprimento e raspe a maior parte da carne em uma tigela grande, deixando 3 mm a 1/2 cm nas peles. Coloque as peles de lado na assadeira. 

Logo depois, para a carne, adicione metade do queijo, o restante 1/4 xícara de xarope de bordo, 1/4 colher de chá de canela, 1 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de pimenta preta. Misture com um garfo ou espremedor de batatas até ficar homogêneo. Divida a mistura uniformemente entre as peles e asse até dourar, por cerca de 15 minutos.

Cubra com o queijo restante e as nozes e sirva.