Gratinado de Batata Hasselback com Queijo

Gratinado de Batata Hasselback com Queijo

Gratinado de Batata Hasselback com Queijo. Todos nós amamos o gratinado de batata, correto? A caçarola cremosa e em camadas de batatas e creme com um topo dourado crocante. Também adoramos batatas Hasselback, aqueles acompanhamentos fofos conseguidos fazendo fatias finas e paralelas quase toda a batata, colocando manteiga e queijo entre elas e assando-as até ficarem douradas e crocantes. Este prato combina os dois conceitos em uma caçarola gloriosamente crocante, cremosa, crocante e com queijo.

Ingredientes (Gratinado de Batata Hasselback com Queijo)

  • 85g de queijo Comté ou Gruyère ralado fino
  • 57g de Parmigiano-Reggiano ralado fino
  • 2 dentes de alho médios, picados
  • 2 xícaras de creme de leite
  • 1 colher de sopa de folhas de tomilho fresco, picadas grosseiramente
  • Sal e pimenta preta moída na hora
  • 1,8 kg a 2 kg de batatas russet, descascadas e fatiadas com 1 cm de espessura em um fatiador de mandolina (7 a 8 médios)
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

Preparação

Ajuste o rack do forno para a posição central e pré-aqueça o forno a 200° C. 

Combine os queijos em uma tigela grande. Transfira 1/3 da mistura de queijo para uma tigela separada e reserve. Adicione o creme de leite, alho e tomilho à mistura de queijo. Tempere generosamente com sal e pimenta. Adicione as fatias de batata e misture com as mãos até que cada fatia esteja coberta com a mistura de creme, mas certificando-se de separar as fatias que estão grudadas para obter a mistura de creme entre elas.

Unte uma assadeira de 2 litros com a manteiga. Pegue um punhado de batatas, mas organizando-as em uma pilha organizada e coloque-as na assadeira com as bordas alinhadas verticalmente. Entretanto, continue colocando as batatas no prato, trabalhando ao redor do perímetro e no centro até que todas as batatas tenham sido adicionadas. As batatas devem ser muito bem embaladas. Se necessário, fatie mais uma batata, cubra-a com a mistura de creme e adicione-a à caçarola. 

Em seguida, despeje o excesso de mistura de queijo / creme uniformemente sobre as batatas até que a mistura chegue até a metade dos lados da caçarola. Você pode não precisar de todo o excesso de líquido.

Enquanto isso, cubra o prato firmemente com papel alumínio e transfira para o forno. Asse por 30 minutos. Retire o papel alumínio e continue assando até que o topo esteja dourado pálido, mas por cerca de 30 minutos a mais. Logo depois, retire com cuidado do forno, polvilhe com o queijo restante e volte ao forno. 

Asse até dourar profundamente e crocante por cima, mas por cerca de 30 minutos a mais. Retire do forno, deixe descansar por alguns minutos e sirva.