Torta de Pêssego com Mousse de Mel e Iogurte

Torta de Pêssego com Mousse de Mel e Iogurte

Torta de Pêssego com Mousse de Mel e Iogurte. Perfeita para um jantar e mais fácil de fazer, esta torta combina pêssegos doces e um mousse de iogurte cremoso em uma crosta de biscoito amanteigado. Se você estiver com pouco tempo, também pode pular a crosta e servir o mousse coberto com os pêssegos em pequenas tigelas ou taças de vinho.

Ingredientes (Torta de Pêssego com Mousse de Mel e Iogurte)

Para a crosta

  • 255g (2 xícaras) de farinha de trigo não branqueada
  • 200g (14 colheres de sopa) de manteiga sem sal gelada, cortada em pedaços de 2,5 cm
  • 1 ovo grande, batido
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 85g (3/4 xícara) de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de sopa de raspas de limão finamente raladas (a partir de 1 limão grande)
  • 1 colher de chá de sal

Para a mousse

  • 4g (1 colher de chá) de gelatina em pó sem sabor
  • 3/4 xícara mais 1 colher de sopa de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1-1/2 xícaras de iogurte grego natural
  • Sal

No Topo

  • 3 xícaras de pêssegos marinados com açúcar mascavo e tomilho, escorridos, marinada reservada

Preparação

Faça a crosta

Em um processador de alimentos, pulse a farinha, manteiga, açúcar de confeiteiro, ovo, amido de milho, raspas de limão e sal até que a massa se junte em grandes grumos, mas por cerca de 20 pulsos de 1 segundo. A massa ficará bem macia e maleável.

Transfira a massa para uma forma de mola de 23 centímetros. Em seguida, enfarinhe as pontas dos dedos e pressione a massa no fundo e nas laterais da forma em uma camada uniforme. Comece pressionando a massa nas laterais, que deve ter pouco menos de 1/2 centímetro de espessura, e refaça os dedos conforme necessário. Embrulhe a assadeira em plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora e até 1 dia.

Posicione um rack no terço inferior do forno e aqueça o forno a 175° C.

Fure todo o fundo da massa com um garfo. Forre a crosta com papel alumínio e encha com pesos de torta ou feijões secos, mas pressionando-os suavemente contra as laterais. Asse até que as bordas comecem a dourar, mas por cerca de 20 minutos. Remova cuidadosamente os pesos e o papel alumínio. Continue a assar a crosta até dourar e o fundo ficar firme e seco, mas por cerca de 15 a 20 minutos. Se a crosta inchar durante o cozimento, use as costas de uma colher para pressioná-la suavemente. Esfrie completamente em uma gradinha.

Faça a mousse

Em seguida, em uma tigela pequena, polvilhe a gelatina sobre 1 colher de sopa de água fria; deixe descansar até a gelatina amolecer, por cerca de 5 minutos.

Enquanto isso, mexa 1 colher de sopa do creme com o mel em uma panela de 2 litros em fogo médio até que o mel derreta, por cerca de 2 minutos. Junte a mistura de gelatina e retire do fogo. Adicione o iogurte e o sal e bata até ficar homogêneo.

Logo depois, em uma tigela grande, bata o restante 3/4 de xícara de creme de leite até formar picos moles, em seguida, delicadamente dobre a mistura de iogurte no creme.

Despeje a mousse na crosta resfriada e alise as bordas com uma pequena espátula. Cubra e leve à geladeira até ficar firme, pelo menos 4 horas e até 2 dias.

Cubra a torta

Ferva a marinada reservada em uma panela de 1 litro em fogo médio até ficar xaroposa, mas por cerca de 5 minutos; leve à geladeira até esfriar, por 30 minutos e até 1 dia.

Quando estiver pronto para servir, transfira a torta para um prato de servir. Coloque os pêssegos e um pouco da calda sobre a mousse. Fatie e sirva regado com o restante da calda de pêssego.